Mais uma plataforma para auxiliar os produtores rurais a distribuírem seus produtos durante o período de quarentena pelo novo coronavírus já está disponível em Mogi das Cruzes.
Assim como o aplicativo com fomento da administração municipal intitulado Agrigu, os produtores e consumidores já podem contar com o aplicativo Feira Agora, que promete preços baixos e movimento em toda a cadeia agrícola produtiva do Alto Tietê.
A promessa de preços mais acessíveis não é sem fundamento. Isso porque a plataforma faz parte de uma ação social realizada por um grupo de desenvolvedores de aplicativos, o qual não será redito lucros para os administradores da plataforma, barateando assim ainda mais os produtos. "Doamos apenas o nosso tempo. Os produtores não teriam a disponibilidade de colocar boas fotos, de descrever os produtos, então doamos um pouco do tempo e fizemos essa ponte para facilitar os comerciantes", disse o desenvolvedor de aplicativos responsável pelo aplicativo, Rafael Issa.
O aplicativo Feira Agora é 100% gratuito para comerciantes locais de hortifrúti, que contarão com um painel de controle para visualizar os pedidos e alterar a lista de produtos.
Para o transporte dos produtos, maior dificuldade encontrada por aplicativos e plataformas semelhantes, o grupo de desenvolvedores entrou em contato com distribuidores que estavam parados devido a baixa comercialização de produtos agrícolas e solicitaram para que fizessem o transporte regular de alimentos, agora não mais para restaurantes ou bares, como estavam acostumados, e sim para a casa das pessoas que compraram os produtos. Com essa medida, outro grupo de profissionais que tira seu sustento do campo - o de transportadores - também retornou (ou aumentou) suas atividades durante a paralisação causada pela Covid-19.
O aplicativo pode ser baixado nas principais plataformas - Android ou AppStore. Para os comerciantes interessados, o contato é 99108-3430. (F.A.)