O Teatro Municipal Dr. Armando de Ré ficou lotado na noite da última terça-feira com o evento "Mulheres Fazendo História na Cidade de Suzano". A cerimônia, que homenageou 12 personalidades da cidade e que contou com a presença do prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) e da primeira-dama Larissa Ashiuchi, também marcou início da 8ª turma do curso de Promotoras Legais Populares.
Com início às 19 horas, o evento teve oito segmentos: Saúde, Direito, Comissão da Mulher Advogada, Comunidade, Segurança, Inclusão, Superação e Destaque. Desta forma, 12 mulheres foram lembradas pela luta, trabalho e dedicação.
Entre as homenageadas estavam: Marília Gomes Mathias, pelo trabalho realizado à frente da Rede Feminina de Combate ao Câncer; as advogadas Patrícia Braga, Sandra Lopes Nogueira, Celina Silva, Jaqueline Mendes Ferreira e Maria Margarida Mesquita, pelos serviços prestados na Comissão da Mulher Advogada; a gestora Silvia Rangel, com as ações da Associação de Assistência à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (AAMAE); e Rosemary Ferreira Caxito, como subcomandante da Guarda Civil Municipal (GCM) e pelos anos de dedicação ao programa Patrulha Maria da Penha.
Também foram destacadas a professora Cláudia Adriana Oliveira, com os trabalhos de inclusão na rede municipal de ensino; Elvira Molteni Pavésio, advogada e apoiadora de eventos e atividades do grupo dedicado às vítimas de violência doméstica; Edmara Martins Soares, jornalista e sobrevivente da violência doméstica; e Silmara Moraes, sendo destacada como mulher guerreira que salvou ao menos 60 adolescentes no ataque à Escola Estadual Professor Raul Brasil.
Segundo Larissa, o evento buscou apresentar a força das mulheres. "Muito do que nós temos e conquistamos é graças à luta e perseverança de outras que há tanto tempo estão batalhando por uma sociedade mais justa e igualitária", destacou.