Símbolo cultural brasileiro, a capoeira é ministrada gratuitamente em Mogi das Cruzes, no Parque da Cidade. São duas turmas, cada uma com um estilo diferente da luta. Todas as terças-feiras, das 15h às 16h30, acontece a Capoeira de Angola. Já no sábado, das 10h30 às 12 horas, a Capoeira Regional, ou Contemporânea, é realizada. Para participar, o interessado deve se inscrever no site da Secretaria de Esporte e Lazer (esportemogi.com.br) e se matricular na modalidade desejada. Crianças com idade a partir dos 3 anos já podem participar.
A Capoeira Regional é o estilo contemporâneo da luta, a modalidade agrega outras artes-maciais em sua prática e utiliza com frequência os movimentos dos pés. Já a Capoeira da Angola é o estilo que era utilizado pelos escravos no Brasil no século XVII: consiste em músicas mais lentas que o contemporâneo e os movimentos são mais próximos do chão.
As aulas de Capoeira Regional no Parque da Cidade são ministradas por Alexandre Pereira, formado em Educação Física e professor de capoeira desde 1998. Ele citou as vantagens da luta no desenvolvimento das crianças. "Ajuda na liberação do estresse, na maior flexibilidade e condicionamento físico. Além de melhorar a coordenação motora, a autoconfiança da criança e principalmente o respeito ao próximo", comentou.
O professor ainda falou sobre a inclusão da modalidade. "No Parque da Cidade, atendemos alunos com deficiência, como portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. A capoeira aceita todos que se desejam participar."