As três suzanenses que aguardam os resultados sobre a suspeita do contágio do coronavírus estão em estado estável de saúde, de acordo com a Prefeitura de Suzano. As informações foram repassadas na tarde de ontem pelos gestores do município, que confirmaram na semana passada a suspeita da doença em três mulheres, com idades de 24, 25 e 32 anos.
As pacientes passaram pela Espanha e França durante o período do Carnaval e no momento do desembarque, na quinta-feira passada, foram orientadas a procurar um serviço de saúde, já que as três apresentavam sintomas de gripe. Os dois países europeus ficam próximos à Itália, onde foram registradas várias mortes em virtude da doença.
Nos outros municípios da região, nenhum caso de suspeita de coronavírus foi registrado, de acordo com as informações das secretarias de Saúde das prefeituras de Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Biritiba Mirim.
Apesar do susto, os moradores de Suzano estão tranquilos em relação às novas suspeitas da doença na cidade. Este é o caso da aposentada Maria Osório Soares, de 73 anos. "Claro que precisamos manter a boa higiene cotidianamente, mas não precisamos nos desesperar. Quase todo ano surge alguma doença nova", disse.
Partilhando da mesma opinião, o cabeleireiro Airton Bueno, 36, relembrou de anos atrás, quando houve o surto da gripe suína. "Talvez as pessoas estejam fazendo uma tempestade em um copo d'água, porque todo ano tem doenças assim. No caso da gripe suína também foi um grande desespero, mas tudo o que temos a fazer é nos prevenir", finalizou.
A dona de casa Neide Santiago de Oliveira, 56, contou que manteve as mesmas medidas de prevenção que já adotava antes de ser informada sobre os casos de suspeitas da doença. "Continuo higienizando bem as mãos e evitando colocá-las próximo à boca e nariz, mas não estou muito preocupada com estes casos. É preciso manter a calma", disse.
*Texto supervisionado pelo editor.