O início da entrega das declarações do Imposto de Renda começou há duas semanas e, apesar do pouco tempo, Mogi das Cruzes já registrou, até a meia noite de anteontem, 11.107 contribuintes que estão em dia com o Leão. As informações são da Receita Federal, que também estima para este ano a entrega de 93.192 declarações. No ano passado, o total de documentos entregues foi 89.339.
Juntas, as cinco cidades mais populosas do Alto Tietê que compõem o G5 da região já registraram mais de 30 mil contribuintes que declararam o Imposto de Renda, de acordo com a Receita Federal. Ao todo, em Mogi, Suzano, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Poá, 31.442 munícipes acertaram as contas com o Leão.
Após a data limite para as declarações, os pagamentos serão feitos sob multa. O acréscimo será de 1% ao mês ou fração de atraso calculada sobre o valor total do imposto. Em Suzano, 7.190 pessoas não precisam mais se preocupar com atrasos porque já declararam o Imposto de Renda. No ano passado, a cidade contou com 49.706 contribuintes durante todo o período e a expectativa é atingir 51.850 neste ano.
Em Itaquaquecetuba, 6.503 munícipes aproveitaram as primeiras semanas para entregar a declaração e já acertaram as contas com o fisco.
Outras taxas que poderão ser cobradas, além do pagamento do imposto, são os juros por pagamento em atraso, caso o contribuinte declare a renda, mas não efetue o pagamento dentro do prazo. A Receita Federal também explicou que, caso não concorde com o lançamento, o contribuinte poderá contestá-lo em até 30 dias.
*Texto supervisionado pelo editor.