O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Ferraz de Vasconcelos alerta para o número de telefone que deve ser utilizado pela população em casos de solicitação de atendimento. O órgão tem recebido muitas ligações pelo telefone administrativo, o que impossibilita o atendimento eficaz dos casos, levando em conta os números de protocolo que devem ser gerados e o atendimento primário, que é realizado via telefone por um profissional capacitado. Em casos de emergência, a população deve usar o 192 para contato.
O atendimento começa a partir do chamado telefônico, onde há o registro da ligação e um número é gerado. Em um primeiro momento, os técnicos do Samu se concentrarão em coletar informações preliminares sobre as vítimas e a localização da ocorrência. Depois são prestadas as orientações necessárias por meio de um médico regulador. Neste momento, é verificada a quantidade de vítimas, o estado de consciência delas e se alguma está presa nas ferragens. Em seguida, há o acionamento da ambulância. Tudo é feito por meio das informações que a pessoa que está do outro lado da linha presta. Se o contato for realizado pelo telefone administrativo da unidade, este atendimento torna-se deficiente.
Vale destacar que o Samu tem o objetivo de chegar precocemente à vítimas após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar ao sofrimento, sequelas ou até mesmo à morte. São urgências de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica etc.
De acordo com a coordenadora geral do Samu de Ferraz, Fernanda de Paula Branco, a simples ação de ligar no número indicado pode ajudar a salvar vidas. "Um segundo pode salvar uma vida em risco", afirmou.