Mogi das Cruzes está na 24ª colocação entre os 100 maiores municípios do Brasil segundo o ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pelo Instituto MacroPlan e publicado na Revista Exame deste mês. O estudo, que aponta que Mogi ganhou 11 colocações em relação ao mesmo levantamento realizado em 2017, quando ocupava a 35ª colocação geral, avalia quatro áreas de atuação.
Na segurança, em 2017 Mogi ocupava a 36ª colocação e agora é considerada a 7ª mais segura do país. Na educação, a cidade saltou da 17ª colocação em 2017 para 11ª em 2019. E em saúde, Mogi evoluiu do 71º para 32º lugar.
Para o prefeito Marcus Melo (PSDB), as perspectivas futuras são ainda melhores, por conta da série de obras e programas que estão sendo implantados. "Na saúde, estamos construindo a maternidade municipal, ao lado do Hospital Municipal, e o Complexo Integrado de Atendimento à Saúde, na divisa entre o Rodeio e Cezar de Souza e ainda estamos ampliando a oferta de exames e consultas na rede, mesmo aquelas que não são de responsabilidade da Prefeitura.", detalha.
"Em segurança, devemos destacar as obras do Polo de Segurança e da Central de Inteligência da Guarda. E em Educação, temos ainda 12 novas creches para inaugurar e estamos ampliando o uso da tecnologia como ferramenta pedagógica. Com todos esses investimentos, não tenho dúvida alguma de que nossa colocação vai ser ainda melhor nos próximos anos", enfatiza Marcus Melo.
Nos últimos dois anos, a saúde de Mogi das Cruzes registrou um salto de 39 posições no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), que leva em conta os 100 maiores municípios do Brasil. No último levantamento, a cidade aparece na 32ª colocação, um avanço significativo com relação aos anos anteriores. A cidade também oferece um dos melhores serviços de saneamento do País. Entre as 100 maiores cidades brasileiras, ficou em 48º lugar no Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM) 2020, que utiliza dados de 2018.
Educação
Já a educação mogiana alcançou a 11ª posição no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM). Mogi das Cruzes está à frente de outros 89 dos maiores municípios do Brasil. A cidade subiu cinco posições em relação ao ano passado, quando ocupou o 16º lugar. Um dos pontos destacados pelo estudo é a ampliação do atendimento na educação infantil e o crescimento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), em que a rede municipal de ensino alcançou a nota de 6,8, sua maior nota na história da cidade.