A segurança pública de Mogi das Cruzes foi um dos destaques no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pelo Instituto MacroPlan e publicado na Revista Exame deste mês. A cidade aparece como a sétima mais segura entre as 100 maiores do país.
A cidade registrou índice de 0,885 e subiu 29 posições em comparação com o ranking de 2017 e duas posições em relação ao de 2018. O estudo leva em conta os índices de taxa de homicídios registrados no município e o número de mortes em acidentes de trânsito.
"Os números do IDGM de segurança pública são bastante positivos para Mogi das Cruzes e mostram que a cidade está no caminho certo, com investimentos para tornar o nosso município um lugar mais seguro para nossas famílias e amigos e melhor para se viver", destacou o prefeito Marcus Melo.
Mogi das Cruzes é o segundo município com o menor índice de homicídios registrados por 100 mil habitantes, de acordo com os números reunidos no estudo. Foram 5,99 homicídios registrados para cada 100 mil habitantes. Comparado com o início dos estudos, a evolução é clara. Em 2007, foram 12,40 homicídios por 100 mil habitantes de 2007, uma redução de 51,69% no período. Em números absolutos, entre 2007 e o estudo divulgado nesta semana, os homicídios diminuíram de 45 para 26, representando uma queda de 42,22%.
Em Mogi, a prefeitura participa do investimento em segurança, com o trabalho da Guarda Municipal e um trabalho de parceria com as Polícias Militar e Civil. A fiscalização sobre ocupações irregulares e comércio clandestino e a Defesa Civil também fazem parte da estrutura.
"O trabalho com a segurança pública é uma novidade para os municípios. Em Mogi das Cruzes, a Prefeitura vem fortalecendo as ações da Guarda Municipal, com reforço no efetivo, novas viaturas, equipamentos e infraestrutura para termos uma cidade cada vez segura para os mogianos", reforça Marcus Melo.
A utilização de tecnologia na segurança é uma das ações adotadas pela administração municipal. Nos últimos anos, o sistema de monitoramento foi ampliado, com a instalação de novas câmeras. Com isso, o número de equipamentos em vias públicas passou de 53 para 106.
A Guarda Municipal passou a atuar ativamente junto ao patrulhamento da cidade e também vem recebendo investimentos de treinamento, capacitação, ampliação de efetivo e estrutura. Em março, 40 novos guardas municipais concluem o Curso de Formação e estarão aptos a atuar nas ruas. Eles se juntarão a outros 40 profissionais que se formaram em 2019, totalizando 80 novos guardas. Assim, o efetivo da Guarda Municipal atualmente é de 249 profissionais.