Mais de 20% do total de carnês de IPTU emitidos este ano tiveram o pagamento confirmado até quinta-feira passada. Em números absolutos, são 29.911 carnês de contribuintes que pagaram de forma antecipada, já que os vencimentos de fevereiro são nos dias 7, 10 e 11. De acordo com balanço da Secretaria Municipal de Finanças, 16.536 foram quitados em parcela única, aproveitando o desconto de até 10%. Outros 13.375 referem-se ao pagamento da primeira parcela.
Em meio à polêmica gerada na cidade após o atraso na entrega dos carnês para cerca de 7,5 mil mogianos, segundo vereadores, o vencimento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Mogi das Cruzes começou ontem. Segunda e terça-feira são as outras datas para a realização do pagamento com os descontos de 5%, que podem chegar a 10%, caso os vencimentos anteriores estejam em dia.
Mesmo após vereadores terem protocolado um ofício na administração municipal solicitando à prefeitura a prorrogação do prazo, alegando o atraso na entrega dos carnês à população, a administração municipal manteve as datas e negou atraso na entrega da do documento de cobrança. O pagamento do imposto pode ser feito em qualquer agência bancária do país dos seguintes bancos autorizados: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Santander, Itaú, Mercantil do Brasil e Bradesco (incluindo internet banking e aplicativos dos bancos, caso o contribuinte utilize esses serviços), além das casas lotéricas.
Já anunciado anteriormente, a Prefeitura de Mogi das Cruzes estima arrecadar cerca de R$ 191,8 milhões com o tributo neste ano.