O Carnaval em Mogi das Cruzes teve boa participação do foliões, que aproveitaram os quatro dias de festa. Cerca de 17 mil pessoas circularam entre os bloquinhos de rua e o desfile das escolas de samba, no último domingo, no Mogilar.
O secretário municipal de Cultura, Mateus Sartori, comemorou o sucesso da edição do Carnaval deste ano, lembrando que nem mesmo a chuva conseguiu atrapalhar a folia. "Foi uma experiência interessante para apontarmos o que será necessário para melhorar nas edições futuras. O período chuvoso durante esses dias não foram capaz de atrapalhar a alegria do público que esteve presente e nenhum evento foi cancelado. A previsão é de que ano que vem, a prefeitura possa disponibilizar coberturas nas áreas dos blocos, para que os foliões se protejam tanto da chuva, como do sol forte, comum nesta época", adiantou.
A participação da população foi fundamental para o sucesso do Carnaval mogiano deste ano, que apresentou eventos para todos os gostos. "Neste ano, tivemos além dos blocos de Carnaval tradicionais, com marchinhas e músicas típicas, espaços com música eletrônica, por exemplo, o que foi possível atrair todo o tipo de público para as ruas", explicou Sartori.
As escolas de samba animaram o público que compareceu à avenida Cívica no último domingo. A Secretaria Municipal de Segurança calculou um público de 12 mil pessoas presentes no local dos desfiles.
O prefeito Marcus Melo (PSDB) acompanhou os festejos ao lado da presidente do Fundo Social, Karin Melo. Eles percorreram o espaço reservado ao público e conversaram com os mogianos. "É um Carnaval bem organizado, com segurança e desfiles que animam as pessoas de todas as idades, desde as crianças até jovens, adultos e idosos. É o Carnaval da família mogiana", disse Melo.
A segurança foi outro ponto positivo do Carnaval na cidade. Durante os dias de folia, não foi registrado nenhum tipo de ocorrência em meio aos blocos e no desfile das escolas de samba.
Na região 
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos promoveu o CarnaZumba, evento que ocorreu em dois polos na cidade nos dias 19 e 20, com aulas abertas e gratuitas de dança, que englobaram vários ritmos. Compareceram, no total, 700 pessoas. Em Itaquaquecetuba, não foi realizada nenhuma atividade durante o período.
Em Poá, o Bloquinho na Praça atraiu mais de 10 mil pessoas na Praça da Bíblia. A folia foi realizada durante os quatro dias de Carnaval e reuniu pessoas da cidade e região, sendo que o maior público foi das crianças que foram fantasiadas e se divertiram ao som de músicas infantis.
*Texto supervisionado pelo editor.