A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos capacitou ontem 50 servidores municipais sobre bota de unna, uma espécie de bandagem de curativo indicado para pessoas que possuem problemas vasculares. A formação ocorreu no anfiteatro do Palácio da Uva Itália, na Vila Romanópolis, e contou com parte teórica e prática.
À frente do curso, que foi direcionado aos enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem da rede, esteve a estomaterapeuta Luciana Ramalho Moraes, que falou o que é a bota de unna, em que situações ela é prescrita e como atuar quando um paciente que precisa deste tipo de tratamento procura os postos de saúde. Vale destacar que a capacitação também rendeu certificado aos presentes.
De acordo com a coordenadora de convênios da Saúde municipal, Joelma Barcelos, a partir deste curso torna-se possível o serviço no município. "É a primeira formação que ocorre neste sentido, que inclusive veio em hora muito oportuna, pois daqui em diante o paciente terá este serviço completo sem precisar sair de Ferraz. É comum nos nossos postos aparecerem pessoas em indicação de bota de unna pelo médico vascular, por isso é tão importante ter uma equipe especializada neste tratamento, que gera uma tensão e auxilia o retorno venoso", afirmou.