O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) explicou que o assunto sobre a implantação de um sistema integrado de monitoramento por câmeras na região é um assunto que vem sendo tratado desde o ano passado, quando a entidade era presidida pelo prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), no entanto, até o momento não há novidades sobre o tema.
Segundo o Condemat, no ano passado a Câmara Técnica de Segurança realizou diversas reuniões com algumas empresas que atuam no setor de monitoramento, inclusive multinacionais da China, com quem o Condemat possui boas relações, para tentar encontrar uma alternativa para aumentar a segurança na região.
O assunto, que também já foi abordado com o comando da Polícia Militar (PM), terá continuidade neste primeiro semestre, segundo o consórcio, com foco sempre em dinamizar o compartilhamento de dados das cidades que já possuem sistemas de monitoramento.
A nova equipe da área de Segurança do consórcio, escolhida pelo atual presidente e prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), é composta pelo secretário de Segurança de Guararema, Edson Roberto de Moraes, e pelo comandante da Guarda Civil de Ferraz de Vasconcelos (GCM), Cleverson Ramos, que estão procurando alternativas viáveis para expandir os equipamentos aos municípios mais afastados e buscando possíveis fontes de investimentos para a elaboração do projeto. (N.T.)