A manhã de ontem começou com o trabalho intenso de limpeza das principais vias afetadas pelas fortes chuvas do final de semana. De acordo com a Defesa Civil de Santa Isabel, no domingo passado choveu na cidade 50,2 milímetros em um período de uma hora. Essa quantidade era a esperada para três dias. Desde o temporal, os funcionários da prefeitura vêm trabalhando na limpeza, manutenção e desobstrução das ruas e avenidas que sofreram com os alagamentos ou queda de árvores.
A Defesa Civil de Santa Isabel, em um trabalho conjunto com a Secretaria de Segurança e Trânsito e Serviços Municipais, atuou em diferentes pontos da cidade, principalmente na rua Japão, Vila Guilherme; na entrada do bairro, km 55; rua Sebastião Claudiano e no Trevo da Dutra (entrada para a rodovia Arthur Matheus). A Proteção Civil Voluntária (Aprociv) de Guarulhos esteve presente auxiliando a Defesa Civil e as demais secretarias.
Não houve registro de ocorrências graves, com vítimas, e a Defesa Civil esteve a todo momento monitorando as áreas e realizando o trabalho necessário para a segurança dos munícipes. A Defesa Civil de Santa Isabel atende a população por meio do telefone: 4657-3511 ou do 95569-7622, em caráter de plantão.
Itaquá
A Defesa Civil de Itaquaquecetuba já atendeu cerca de 120 famílias que foram atingidas pelos alagamentos causados pela chuva do dia 10 de fevereiro. Moradores dos bairros Jardim Fiorello e Vila Sônia foram os primeiros a receber as doações de cestas básicas, colchões e kits de higiene e limpeza.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil entregou ontem mais 150 litros de água sanitária para ajudar na limpeza das casas. Todas as pessoas que estão necessitando de apoio estão sendo cadastradas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e pela Defesa Civil.
As famílias que ocupavam o abrigo montado pela prefeitura deixaram o local e voltaram para suas residências, recebendo apoio da administração com alimentação, kits de higiene pessoal, atendimento médico, colchões e cobertores.