Ferraz de Vasconcelos marcou presença na reunião que ocorreu na última quinta-feira na sede da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, em Pinheiros, por meio do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat). No encontro, que contou com a presença de prefeitos da região, o secretário estadual de Meio Ambiente, Marcos Rodrigues Penido, garantiu a ajuda para a liberação de recursos para a construção de dois barramentos de água em Ferraz.
Representando o prefeito José Carlos Fernandes Chacon, o Zé Biruta, esteve o secretário municipal de Obras, Planejamento Urbano, Saneamento, Verde, Meio Ambiente e Habitação, Antônio Carlos dos Santos Ferreira. De acordo com ele, os barramentos serão instalados na rua Guanabara, na Vila Romanópolis, e na rua José Maria Claro, no Jardim Castelo, com o objetivo de solucionar as enchentes que ocorrem nestes bairros e também no centro.
Devem ser investidos aproximadamente R$ 10 milhões nos dois barramentos, que juntos, deverão reter pelo menos 31 milhões de litros de água. Mas, para isso, é necessária a ajuda do Estado, que deve liberar 80% de verba, sendo os outros 20% de recurso municipal.
Vale destacar que na reunião com o secretário estadual Marcos Penido, Ferraz apresentou os dois projetos, que inclusive já possuem outorga definitiva por parte da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).
O secretário municipal de Obras, Antônio Carlos Ferreira, falou de como os dois barramentos impactarão na vida dos ferrazenses. "Ontem, na reunião com o secretário Marcos Penido, foi decretado o fim das enchentes no centro da cidade e nos bairros adjacentes. Acreditamos no apoio do governo do Estado e esperamos começar o mais rápido possível estas obras, visando à qualidade de vida dos munícipes", afirmou Ferreira.
O prefeito Zé Biruta, além de agradecer ao secretário de Estado, destacou a necessidade dos barramentos para Ferraz. "Queria agradecer o secretário Marcos Penido, que, publicamente, falou que nos ajudará na liberação deste recurso, que será utilizado com responsabilidade e respeito ao ferrazense, para minimizar as enchentes, que por vezes fazem nossos moradores sofrerem", finalizou o chefe do Executivo ferrazense.
Vila Romanópolis
A Prefeitura de Ferraz já está em processo de licitação para construir outro barramento de água na cidade, localizado na Vila Romanópolis, próximo ao pontilhão da rua José Moreno. As obras devem começar até março, sendo cruciais para evitar as enchentes no local.