Compartilhe
A revisão do Plano Diretor enfim foi aprovada pela Câmara de Vereadores, após tramitar mais de dois meses na Casa, além da realização de duas audiências públicas e 60 reuniões com a sociedade. Sua última atualização foi feita há 13 anos.
Desta vez, o projeto foi aprovado com 14 emendas, sendo oito modificativas e sete aditivas, todas, segundo os vereadores, de autoria da própria sociedade civil, que, por meio das audiências públicas, expuseram tais sugestões. Destacam-se as voltadas para a área de Mobilidade Urbana, com a inserção de uma diretriz que prioriza os modos de transportes movidos à energia limpa e renovável.
Outra emenda de destaque estabelece que a Política de Mobilidade Urbana do Município promoverá a integração entre diferentes modos de transporte em Mogi das Cruzes. Nas emendas também houve alterações menores, como a troca de nomes do bairro "Moralogia" para "Itapety", no distrito do Taboão. As emendas foram aprovadas por unanimidade e em bloco pelo Plenário da Câmara Municipal.
O documento elaborado pelo Executivo e aprovado pelo Legislativo define a divisão de Mogi em 107 bairros, sendo a maioria já existentes e que apenas receberam novos limites territoriais. Entre os novos, destacam-se a Vila das Orquídeas, às margens da avenida das Orquídeas, com o viés industrial e residencial.
"O projeto prevê a organização dos bairros; a região atrás do Parque Centenário, chegando na avenida Ricieri José Marcatto, por exemplo, já tem a projeção de um novo bairro, também", disse o secretário de Planejamento e Urbanismo, Cláudio de Faria Rodrigues quando o projeto foi entregue à Casa de Leis.
Além disso, três regiões grandes e importantes e que possuem demandas próprias - seja por questão industrial, comercial, estrutural - se tornarão distritos: Taboão, Alto Parateí e Cocuera
Os princípios que regem o Plano Diretor foram norteados em nove tópicos que resumidamente mostram o conceito de cidade mais compacta com serviços ofertados mais próximos das residências, descentralizando, assim o trânsito e as ações dos mogianos.
Porta giratória
Foi aprovado, na mesma sessão na câmara, o projeto que obrigado todas as instituições bancárias do município a instalar portas giratórias com detectores de metais. A iniciativa, de acordo com o parlamentar Iduigues Ferreira Martins (PT), autor do projeto, se deu por conta da "fragilidade do sistema de segurança bancária, especialmente no que diz respeito à preservação da vida e da saúde dos bancários, seus familiares e clientes".
Mogi Mais Água
Ainda na sessão ordinária de ontem, foi aprovado o Programa Mogi Mais Água, vinculado à Secretaria de Agricultura e que já vem sendo desenvolvido na cidade, destinado a implantação de ações de recuperação e conservação de recursos hídricos. A iniciativa da administração municipal conta com a parceria do Semae, Secretaria do Verde e Meio Ambiente, Instituto Trata Brasil e a ONG The Nature Conservancy (TNC).
Cidades
Poá ganha Mega Ponto de Troca de Figurinhas da Copa do Mundo na Praça da Bíblia
Cidades
Mogiana participa da 13ª temporada do MasterChef Brasil
Polícia
Mestre de artes marciais é morto a tiros Santa Isabel
Cidades
Prefeitura de Mogi inicia restauração da Casa do Imigrante, no Parque Centenário
Cidades
Suzano receberá serviços de desassoreamento no rio Taiaçupeba ao longo do 2º semestre