Uma ideia que nasceu da plataforma "Estante Mágica", aderida pelo Colégio Interativo de Mogi das Cruzes, com o intuito de estimular a leitura, criatividade e imaginação das crianças, se transformou em uma forte aliada no desenvolvimento dos alunos. Trata-se do projeto nomeado pelo colégio como "Uma História, Um Livro", que colocou crianças de três a dez anos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I, como autores dos seus próprios livros, que serão entregues aos pais amanhã, na noite em que os pequenos darão autógrafos nas suas produções.
O projeto desenvolvido pelas professoras da unidade de ensino e pela sócia-proprietária e coordenadora, Camila M.G. Nakamura, do Ensino Infantil, e pela coordenadora do Fundamental I, Adriana Mendes, é dinâmico, intuitivo e foi aprovado pelos pais e, principalmente, pelas crianças. Durante as aulas, os alunos da Educação Infantil foram solicitados a fazer desenhos do tema livre, já avisados que estas produções seriam parte de uma história por eles contada. Nos dias seguintes, as professoras se reuniam com os pequenos e solicitavam que dessem continuidade à história, sendo que os alunos falavam o que imaginariam ser ideal para o desenrolar da história e as professoras transcreviam os relatos para o papel. Para os alunos do Ensino Fundamental I, também em sala de aula, as professoras sugeriram diversos temas para que eles escolhessem apenas um e desenvolvessem seus livros com mais autonomia, sendo ainda mais responsáveis pela produção.
Resultado
Cerca de um mês depois, para a coordenadora Camila, o resultado foi surpreendente. Além da produção dos livros, bem elaborados e com os próprios desenhos dos pequenos, foi notada uma evolução significativa no desenvolvimento de redações, leitura e concentração. "Eles amaram o projeto, tivemos um cuidado para respeitar o tempo de cada um, valorizamos e estimulamos cada etapa, tudo foi planejado com muito cuidado e carinho para que o resultado final fosse satisfatório. E, de fato, eles apresentaram uma grande evolução após o projeto", disse a coordenadora.
Após a produção, os livros das crianças cujo os pais se propuseram a adquirir, foram encaminhados à plataforma Estante Mágica, que realizou o processo gráfico das obras. Para coroar os trabalhos feitos pelos pequenos, amanhã, no ComVem Patteo Mogilar, na rua Manuel de Oliveira, 269, na Villa Mogilar, as crianças receberão os livros para serem autografados, dando mais sentido ao papel de escritor que eles tiveram. "Ficamos muito felizes com a tamanha dedicação da nossa equipe e principalmente dos nossos pequenos escritores", disse a coordenadora Camila.
3 a 10 anos educação infantil e fundamental autores dos seus próprios livros que foram entregues na última sexta feira a nite, em que os pequenos deram autógrafos nas suas produções