A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo acaba de divulgar a relação de escolas de samba habilitadas e inabilitadas a participarem dos desfiles do Carnaval 2020, com apoio financeiro da Prefeitura. Ao todo, foram cinco agremiações habilitadas, sendo quatro do grupo especial e uma do grupo de retorno. A escola Unidos do Sales, do Jardim Camila, foi inabilitada em função de irregularidades.
Estão habilitadas a receberem recursos para organizarem seus desfiles de 2020 as escolas de samba Acadêmicos do São João, Unidos da Vila Industrial, Estação 1ª de Brás Cubas, Acadêmicos da Fiel e Guerreiras de Fogo. As quatro primeiras integram o grupo especial, enquanto a Guerreiras de Fogo pertence ao grupo de retorno, que contempla agremiações que não participaram da última edição da festividade, porém desejavam retornar no Carnaval 2020.
As escolas habilitadas do grupo especial ficaram com as quatro primeiras colocações no Carnaval deste ano. A vencedora foi a Unidos da Vila Industrial e os segundo e terceiro lugares ficaram com a Estação 1ª de Brás Cubas e Acadêmicos do São João. Já a Acadêmicos da Fiel foi a vencedora do grupo de acesso, razão pela qual subiu para o grupo especial.
A escola Unidos do Sales, do Jardim Camila, foi inabilitada por não apresentar todos os documentos obrigatórios, previstos em edital. A agremiação também ficou de fora do processo de seleção em função de problemas com a prestação de contas referente ao Carnaval deste ano, além do fato de estar inscrita na dívida ativa do município. .
Os desfiles do Carnaval Mogi das Cruzes 2020 devem ser realizados no dia 23 de fevereiro, na Avenida Cívica. Já no dia 24, está prevista a realização da apuração das notas, mais anúncio da campeã e entrega dos troféus.