O Fórum de Desenvolvimento Econômico, realizado ontem pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio do programa Desenvolve Mogi, movimentou o Club Med Lake Paradise, em Jundiapeba. O evento promoveu a integração entre grandes empresas da cidade e trouxe informações importantes sobre as tendências da economia, além das ações dos governos Estadual e Federal para gerar renda e desenvolvimento, que seguem a mesma diretriz das políticas públicas mogianas no caminho da desburocratização e diálogo com o empresariado.
Cerca de 130 pessoas, entre gestores de empresas de diferentes segmentos e do poder público participaram do evento. "Pela primeira vez um evento como esse em Mogi reúne cerca de 70% do PIB e da atividade econômica da cidade com o objetivo de dialogar e favorecer o trabalho em conjunto com essas empresas. Voltamos animados para nossos ambientes de trabalho para construirmos juntos o desenvolvimento de nossa cidade e o nosso país do futuro", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB), que esteve acompanhando pela presidente do Fundo Social, Karin Melo.
O evento contou com a palestra de Américo Sakamoto, secretário executivo da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, que destacou os pontos que estão sendo priorizados pelo governo estadual na política em prol do desenvolvimento de São Paulo. O cenário do setor automotivo no Brasil foi apresentado por Adriano Barros, vice-presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) e diretor de Relações Governamentais da GM. A Lei de Liberdade Econômica, que flexibiliza certas formalidades em um modelo econômico liberal, aprovada dia 20 de setembro de 2019, foi apresentada aos participantes do Fórum de Desenvolvimento por Geanluca Lorenzon, diretor federal de Desburocratização no Ministério da Economia. "A lei traz em seu texto 20% das mudanças, os 80% restantes estarão nas regulações que deverão ser publicadas nas próximas semanas. A lei tem como pilares a desburocratização, a liberalização e a simplificação", disse.
Lorenzon destacou que Mogi das Cruzes já desenvolve políticas neste sentido. "Nós queremos fazer que a lei seja abraçada por todas as cidades e aqui em Mogi das Cruzes, por exemplo, você tem uma Administração e um Legislativo que estão completamente alinhados com esta pauta de desburocratização bem antes do que a sugestão do governo federal, o que deve ser seguido por outros municípios do Brasil".
O evento foi apresentado pela jornalista Rosana Jatobá, que atualmente integra o quadro de apresentadores da Rádio Globo e também mediou os paineis.