Localizados em uma das áreas mais carentes de espaços de lazer na cidade, a Fazenda Itajuíbe e o Jardim São Fernando, ambos na região da Vila Santa Margarida, poderão ganhar uma praça poliesportiva totalmente revitalizada, uma academia ao ar livre e uma pista de caminhada, em breve. Os equipamentos esportivos é uma reivindicação antiga de moradores, sobretudo, os do conjunto habitacional.
No fundo, a construção dos espaços de lazer naquela região da cidade antes não poderia ser feita porque o terreno pertencia ao governo estadual situado entre as Ruas Stella Mazzuca e Subtenente Hermenegildo Barreto, porém, agora com a permissão de uso pela prefeitura o caminho ficou livre, ou seja, as obras só dependem da própria municipalidade para sair do papel. Aliás, o projeto arquitetônico já está inclusive pronto.
Na prática, a revitalização da quadra poliesportiva, hoje, abandonada na Rua Subtenente Hermenegildo Barreto e a construção da academia ao ar livre e da pista de caminhada podem ter um duplo papel, isto é, proporcionar mais lazer para a comunidade e, ao mesmo tempo, evitar uma eventual ocupação irregular por terceiros. Por isso, o governo municipal tenta encontrar parceiros para executar as obras.
Um deles poderá ser o supermercado Rossi que fica a menos de 100 metros de distância. A propósito, o possível fechamento do acordo foi objeto de uma reunião entre o dono do grupo varejista, o vereador Claudio Ramos Moreira (PT) e o secretário municipal de Obras, Planejamento, Saneamento Urbano, Verde, Meio Ambiente e Habitação, Antônio Carlos dos Santos Ferreira, o Carlinhos, na sexta-feira, dia 22. No encontro, o empresário Rossi Canhadas deixou claro que sozinho o seu grupo comercial não suporta bancar todas as obras e depois mantê-las em conjunto. Ele ele sugeriu a formação de um pool de empresas instaladas na região para viabilizar os serviços.