O primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi bem movimentado no Alto Tietê e em todo o Estado. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 816 mil participantes em São Paulo fizeram as provas no domingo passado - uma participação de 76% dos inscritos.
Mogi das Cruzes, que apresentava o maior número de inscritos - 10.614 - teve cerca de 8 mil pessoa realizando a provas em diversos pontos do município. Somado com as demais cidades do Alto Tietê, o número fica entre 26 mil de participantes, dos 34.215 inscritos.
No Brasil inteiro, o primeiro dia do exame registrou apenas 23,1% de ausentes, sendo 1,1 milhão, de 5 milhões inscritos. Foi registrado também um total de 91% dos estudantes inscritos que visualizaram o Cartão de Confirmação da Inscrição, que contém o local da prova dos participantes. De acordo com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, o primeiro dia do Enem ocorreu com tranquilidade e com um sucesso absoluto em eficiência, gestão e responsabilidade.
Na Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), um dos pontos que mais recebeu participantes para realizar a prova no município, foi entregue o exame com as 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas e a Redação, esta, com o tema "Democratização do Acesso ao Cinema no Brasil".
O atendente Vitor Hugo Pereira dos Santos, de 20 anos, estava bem nervoso algumas horas antes de começar o exame, mas disse estar confiante com as questões de Ciências Humanas. "É a minha primeira vez fazendo o Enem, então estou um pouco nervoso, porque é muita pressão para uma prova que é bem cansativa. Mesmo assim, me sinto pronto", disse.
Sentada próxima a uma árvore, a estudante Stephanie Monteiro Albino, 17, estava lendo um livro enquanto os portões ainda estavam fechados. Com muita calma, a jovem disse que é a primeira vez que fez o Enem. Ela chegou algumas horas mais cedo, pois seu ônibus só passaria novamente depois de 2 horas. "Eu passei bastante tempo estudando os assuntos que podem cair nesta primeira prova, mas estou mais confiante com o segundo dia, com exatas''.
Domingo tem mais
Para o próximo domingo estão marcadas as provas de Exatas e Ciências da Natureza. Já a publicação dos gabaritos está prevista para o dia 13 de novembro. As notas oficiais dos participantes só serão lançadas pelo Ministério da Educação (MEC) em janeiro de 2020. (N.T.)