A Prefeitura de Mogi das Cruzes realizou 2.810 acordos de adesão ao Refis 2019 no primeiro mês do Programa Especial de Refinanciamento de Débitos (período de 1º a 31 de outubro). O valor negociado é de R$ 10.143.092,73, a serem pagos em até 96 meses, que é o número máximo de parcelas. O montante efetivamente arrecadado no período foi de R$ 1.790.040,56, considerando o pagamento à vista ou a entrada de 10%, nos casos de parcelamento. O Refis começou em 1º de outubro e a oportunidade de obter os benefícios do programa, que são descontos de juros e multas, vai até o dia 29 deste mês, sem prorrogação.
"O valor negociado no primeiro mês é de aproximadamente 30% de nossa expectativa para todo o período do programa. Acredito que a maior procura seja agora, em novembro, devido à primeira parcela do 13º salário. Porém, é importante lembrar que o objetivo do Refis não é arrecadação, mas dar oportunidade para que contribuintes com impostos atrasados saiam da inadimplência com o município", afirmou o secretário de Finanças, Clovis da Silva Hatiw Lú Jr.
Pelo Refis, contribuintes que possuem débitos com o município, inscritos em dívida ativa, poderão negociar o pagamento de suas dívidas com até 100% de desconto nos juros e multas. A negociação pode ser feita toda pela internet, facilitando a vida do contribuinte, ou diretamente nas unidades do Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC).