O que antes era um pequeno bairro, há tempos se tornou um importante distrito de Mogi das Cruzes, com seus benefícios, demandas e características próprias. Completando hoje 81 anos de fundação, Jundiapeba evoluiu muito ao longo do tempo, passando a contar com sete bairros, onde antes só havia mato. 
O distrito merece atenção do poder público, o que justifica as obras estruturais já realizadas e em andamento, já que, de fato, a demanda populacional atrelada a expansão demografia do local é grande e avança rapidamente. Por exemplo, das 25 mil famílias mogianas que fazem parte do programa federal Bolsa Família, cerca de 7 mil beneficiários são de Jundiapeba, o que representa 28% do total. Isso significa que a cada quatro famílias mogianas que recebem o benefício, ao menos uma mora em Jundiapeba. Os dados foram fornecidos pela Secretaria Municipal de Assistência Social.
Obras de mobilidade e nas áreas de Segurança, Saúde, Esporte e Educação tentam transformar o distrito, que conta com mais de 56 mil moradores. A Prefeitura de Mogi das Cruzes faz questão de apresentar Jundiapeba com sinal de desenvolvimento e progresso, ressaltando sempre que o distrito está recebendo uma série de ações para a melhoria da qualidade de vida da população. E, de fato, nos últimos anos, é uma das áreas que mais recebe os necessários investimentos, seja em segurança, educação ou saneamento básico. "Jundiapeba é um importante distrito e está em constante crescimento. Estamos investindo em diferentes setores, como Saúde, Educação, Saneamento e Segurança para oferecer uma melhor qualidade", disse o prefeito Marcus Melo (PSDB).
Na área de Educação, por exemplo, duas novas creches foram entregues em setembro no novo modelo sustentável e outras três estão em construção. Cada unidade tem dez soluções sustentáveis e capacidade para atender 200 alunos em período integral. Para atender o ensino fundamental, Jundiapeba receberá, no início do próximo ano, um novo Cempre. Trata-se de um complexo educacional com 12 salas de aula, ginásio e auditório. A unidade poderá atender 840 alunos.
CIC Jundiapeba
O Centro Integrado de Cidadania (CIC) de Jundiapeba foi criado para atender a população do distrito com mais facilidade, já que questões logísticas dificultam a ida frequente à sede da prefeitura, no centro da cidade. A unidade conta com um Pronto-Atendimento ao Cidadão (PAC), um serviço da Prefeitura de Mogi das Cruzes, criado para atender com conforto e rapidez o cidadão mogiano, além de ser um espaço para informações sobre pagamento de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), segunda via de contas do Semae e Procon. O CIC fica na Alameda Santo Ângelo.