Compartilhe
Os vereadores mogianos aprovaram ontem, em sessão ordinária, o Projeto de Lei 102/19 de autoria do vereador Jean Carlos Soares Lopes (PCdoB) que proíbe o consumo de cigarros, cigarrilhas e narguilés nos parques municipais de Mogi das Cruzes. A proposta foi apresentada pelo parlamentar em setembro deste ano com a justificativa de respeitar o ambiente, já que muitas famílias com crianças visitam os parques e acabam encontrando fumantes pelo caminho.
Os infratores da lei poderão pagar uma multa no valor de R$ 500, sendo aplicada em dobro caso a pessoa descumprir o regimento. O valor será ajustado anualmente pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).
Apesar da proibição, a Secretaria do Verde e Meio Ambiente poderá criar fumódromos para atender aos fumantes que frequentam os parques, no entanto, as instalações devem ser feitas distantes das áreas infantis, esportivas, de alimentação e locais com aglomeração de público. "Esse é um projeto que vem sendo aprovado em todo o mundo e é importante ser replicado em Mogi, porque muitas pessoas frequentam os parques para respirar ar puro e acabam inalando cheiro de cigarro", disse Lopes.
A medida, de acordo com o parlamentar, visa criar o hábito do respeito aos espaços públicos, já que muitas famílias com crianças visitam os parques e acabam encontrando fumantes pelo caminho. A restrição já é praticada em diversas cidades ao redor do mundo, como, por exemplo, em Nova York, nos Estados Unidos, e em Paris, na França. Ainda em setembro deste ano, o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), sancionou uma lei que proíbe a utilização de cigarros, cigarrilhas e narguilés em parques municipais. Ao todo, cem localidades na capital, alvos da nova medida, terão 60 dias para implantar sinalização adequada explicando a nova lei aos frequentadores. Há cerca de dez anos, o Executivo paulista sancionou a lei que proíbe fumar em estabelecimentos fechados.
Petshop Móvel
A vereadora Fernanda Moreno (PV) protocolou uma indicação que pede a regulamentação de petshop móvel, ou seja, veículos que vão até a residência dos clientes para cuidar dos animais de estimação. A ideia de regulamentar o serviço surgiu, segundo a vereadora, para facilitar a fiscalização, principalmente, quando houver denúncias.
Cidades
Poá reforça prevenção ao câncer de mama com chegada da Carreta da Mamografia
Cidades
Hotel de Mogi aposta em experiência romântica longe dos restaurantes lotados
Cidades
Estudantes do ensino médio participam do Semae de Portas Abertas
Polícia
Alto Tietê registra dois feminicídios em intervalo de 24 horas