A Unidade de Saúde da Família (USF) Pequeno Coração em Itaquaquecetuba realizou ontem um recadastramento dos diabéticos, na própria unidade. A ação foi desenvolvida com o objetivo de otimizar os serviços do posto para melhor atender a população que precisa deste acompanhamento e para garantir insumos suficientes na unidade para o atendimento dos pacientes já em tratamento e de novos usuários.
De acordo com a direção da USF Pequeno Coração, o trabalho contou com apoio da equipe de enfermagem e de agentes comunitários que atuam no local. Mais de 50 pessoas compareceram.
Além da atualização cadastral os usuários que compareceram puderam participar de uma palestra sobre direitos da pessoa com diabetes e cuidados com a saúde, que foi promovida pelos funcionários. A atividade faz parte da programação mensal da USF, dentro das orientações do Grupo Saúde e Bem Estar, que este mês teve como tema Diabéticos e seus Desafios.
A diretora Maria Aparecida da Conceição garantiu que mutirões como este serão realizados ao menos uma vez ao mês para que novos pacientes possam se cadastrar e para atualização cadastral dos já atendidos, caso algum munícipe tenha trocado de endereço ou telefone.
"Esses pacientes têm prioridade de atendimento na unidade para marcação de consultas. Fizemos também uma palestra de orientações sobre os direitos a medicação que a prefeitura fornece e como funciona esse trabalho", comentou a diretora.
Sobre a distribuição de insumos (medicamentos e outros) para quem faz tratamento, a profissional informou que os pacientes podem fazer a retirada de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas. O telefone da USF Pequeno Coração para outras informações é o 4648-3114.