Compartilhe
A implantação de um terminal de ônibus no distrito de Jundiapeba ainda depende da viabilização do terreno que irá recebê-lo. De acordo com o secretário de Obras, Thiago Takeuchi, o processo está em tratativas e, posteriormente, será feito um projeto apontando quais os investimentos necessários e a licitação para escolha da empresa que realizará a obra. Apesar disso, o Executivo informou que a estrutura atenderá as linhas que circulam no distrito, funcionando de forma integrada com o sistema ferroviário da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Não foi divulgada previsão para o início das obras, bem como possíveis localidades que podem receber o terminal.
Em novembro de 2017, o então secretário de Obras, Walter Zago, que deixou a pasta este ano, havia informado que a estrutura estava contemplada no projeto de construção do corredor Leste-Oeste, inclusive tendo sido incluída nos custos da obra. Atualmente, Mogi das Cruzes conta com dois terminais, Estudantes e Central.
A reportagem questionou o Executivo em relação aos custos, já que a obra do corredor Leste-Oeste, que contempla a avenida das Orquídeas, foi inaugurada em julho deste ano. Takeuchi explicou que a criação de um novo terminal faz parte do convênio do corredor, no qual existe uma previsão de recursos, no entanto, não foi relevado quanto seria esse investimento. "Atualmente a administração desenvolve estudos técnicos para o terminal, que incluem a definição do melhor local de implantação", destacou a Pasta.
Para o conselheiro da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Mogi das Cruzes (AEAMC), arquiteto Paulo Pinhal, com a inauguração da avenida das Orquídeas, o aspecto mobilidade urbana para Jundiapeba será transformado, principalmente, com a implantação do terminal. "No quesito mobilidade urbana, temos além da própria avenida, que tem corredor de ônibus e ciclovia, a estação ferroviária e, possivelmente, um futuro terminal rodoviário, que transformarão a região em um bairro completo", disse.
Cidades
Prefeitura inicia oferta de serviços da Receita Federal no CIC Jundiapeba
Cidades
Operação ‘Cidade e Ordem’ autua e fecha três estabelecimentos por irregularidades
Cidades
Câmara de Mogi inclui corrida feminina "EuSouUmaDiva" no calendário oficial
Cidades
Megaoperação mobiliza 150 agentes para reforçar segurança em Suzano
Cidades
Cerimônia marca formatura de 187 alunos no programa ‘Bombeiro na Escola’