A segunda edição da Mostra de Teatro do Programa de Esporte, Lazer e Cidadania (Pelc) tem início hoje em Suzano. As turmas de artes cênicas dos núcleos Instituto Virtutis, Centro Cultural Boa Vista e Centro de Esportes e Artes Unificado (CEU) Alberto de Sousa Candido se apresentarão a partir das 16 horas, no Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, localizado na rua General Francisco Glicério, 1.350, no centro. A entrada é um quilo de alimento não perecível.
Outras turmas desses núcleos voltarão a se apresentar no segundo dia da mostra, que será realizado no sábado que vem, nos mesmos horário e local e com a mesma forma de entrada. Ao todo, 200 alunos devem subir ao palco do teatro municipal. Desde janeiro de 2018, o Pelc está em execução em Suzano e atende mais de quatro mil pessoas. Com objetivo de trabalhar as mais diversas modalidades esportivas e linguagens culturais, o programa atua em diversos centros culturais e esportivos da cidade.
A coordenadora do programa em Suzano, Vanessa Ângelo, explica que para escolher as peças que serão apresentadas, cada orientador de teatro usou como critério a liberdade de criação dos alunos do projeto e a facilidade na linguagem do texto. Sendo assim, os orientadores: Jussara Santos, Gabriel Lima e Conceni Paulina trazem para esse primeiro dia da mostra os espetáculos: A linda Rosa Juvenil, Julgamento de um Sertanejo, Sonho da Segunda Estação, Planeta Tristeza, Peripécias Infantis e Pluft, O Fantasminha.
Para o secretário da Cultura, Geraldo Garippo, a Mostra de Teatro do Pelc é uma ação importante não só para os alunos e familiares, mas para toda população suzanense, que pode assistir as apresentações e ver o crescimento dos novos artistas. "Nossa cidade é conhecida pela efervescência na área de artes cênicas, temos grupos profissionais na cidade com mais de dez anos de trajetória, por isso, incentivar essa linguagem dentro dos nossos programas é contribuir também para que Suzano continue produzindo cada vez mais bons atores e atrizes", disse.
No dia 31, as turmas apresentarão as peças: História da Asa Branca, Cinderela, Deu a Louca na Bela Adormecida e Gato Malhado e a Andorinha Sinhá.