Neste sábado, a Justiça Eleitoral realizará novo plantão da biometria. Os cartórios e postos de atendimento em todo o Estado funcionarão das 8 às 13 horas. O eleitor deve fazer o agendamento pela internet para maior conforto.
Este será o quinto plantão do ano, ocorrendo sempre uma vez por mês aos sábados, no intuito de facilitar o comparecimento dos cidadãos que não têm disponibilidade no horário normal do expediente dos cartórios eleitorais (de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas).
Nas últimas ações, o índice de comparecimento do eleitor tem crescido significativamente: em 13 de julho, foram registrados 44.281 atendimentos, representando um crescimento de 10,6% em relação ao anterior, em junho, que atingiu a marca de 40.038. O primeiro plantão, em abril, totalizou 29.540 documentos emitidos e o segundo, em maio, 29.264.
Com esses números, a campanha da divulgação da biometria do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) se fortaleceu. Dos 32,9 milhões de eleitores no Estado, 18,3 milhões já fizeram o cadastramento, o equivalente a 55%.
Em 479 municípios paulistas, a biometria é obrigatória. Nessas localidades, o cidadão deve se cadastrar neste ano, sob pena de ter o título eleitoral cancelado.
De qualquer forma, mesmo nos municípios sem a obrigatoriedade, o TRE-SP recomenda que o eleitor se adiante e aproveite a oportunidade do plantão para comparecer ao cartório ou posto atendimento, com o objetivo de evitar filas em um momento posterior, dado o provável aumento da procura.
O procedimento, envolvendo a coleta de impressões digitais, fotografia e assinatura digitalizada, é rápido, sendo concluído nos cartórios em até 15 minutos