Uma palestra de incentivo à saúde marcou a manhã de terça-feira passada dos moradores do bairro Monte Negro, que receberam diversas orientações na Unidade Básica de Saúde - UBS III. Na ocasião, o médico Hélio Komai e a enfermeira Maria Aparecida apresentaram os fatores de risco associados às hepatites virais e a importância da prevenção e realização dos testes rápidos para um diagnóstico precoce.
Para a prevenção, é indicado tomar as vacinas; usar camisinha nas relações sexuais; não compartilhar escova de dente, lâminas de barbear ou de depilar; usar seus próprios instrumentos de manicure e pedicure; não compartilhar agulhas e seringas e exigir materiais esterilizados ou descartáveis em estúdios de tatuagens, piercings, maquiagem definitiva, serviços de saúde, procedimentos médicos, odontológicos e de hemodiálise.
O diagnóstico é feito por meio de exames específicos de amostras de sangue para identificação do tipo de vírus que causou a hepatite. Os testes são indicados para qualquer pessoa que manteve relação sexual sem uso de camisinha; teve alguma infecção sexualmente transmissível (IST) ou tuberculose, ou compartilhou agulhas ou seringas.
Todas as Unidades de Saúde do município de Santa Isabel disponibilizam, gratuitamente, o teste rápido para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, junto às vacinas. Os interessados podem procurar a Unidade de Saúde mais próxima.
Também no Cras
As secretarias municipais de Saúde e Assistência e Promoção Social também promoveram um Grupo de Orientação sobre Hepatites Virais no Centro de Assistência e Referência Social (Cras) do Jardim Eldorado.
O evento faz parte da Campanha Julho Amarelo e foi ministrado pelas enfermeiras Érika Nunes e Fernanda Aparecida. Também participaram da ação as agentes comunitárias de saúde Jéssica Aparecida e Suellen Gomes.
"A Campanha Julho Amarelo é uma maneira de alertar a população para o risco das hepatites virais, visando à promoção de uma sociedade mais consciente e incentivando a melhoria na qualidade de vida dos munícipes" afirmou a prefeita de Santa Isabel, Fábia Porto (PRB).
O Grupo de Orientação sobre Hepatites Virais abordou o que são as doenças, os principais sintomas e as formas de prevenção. A Secretaria Municipal de Saúde está realizando campanhas em diversas unidades de saúde, aplicando testes rápidos e vacinas, além de efetuar ações de conscientização nos salões de cabeleireiros e estúdios de tatuagens.
Para mais informações, procure a Secretaria de Saúde, localizada na avenida Guilherme Alfieri, 332, Parque São Benedito, ou pelo telefone 4656-4444. Também pode entrar em contato pelo e-mail
[email protected].