A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta semana as intervenções estruturais para as mudanças no trânsito no cruzamento das avenidas Pedro Machado e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira, no Mogi Moderno. As intervenções buscam melhorar a mobilidade urbana na região e estão sendo adotadas após estudos técnicos e ampla discussão com a comunidade.
A primeira intervenção que está sendo realizada é a readequação do canteiro existente no cruzamento da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira com a rua Gabriel Prestes. A via passará a receber o trânsito de veículos que circulam pelo sentido bairro-centro da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e desejam acessar o Mogi Moderno. Com esta mudança, os veículos utilizarão as ruas Gabriel Prestes e Oscar Thompson para acessar a avenida Pedro Machado
Ainda de acordo com o projeto, a avenida Pedro Machado permanecerá com mão dupla de direção no trecho entre a avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e a região do Jardim Ivete e Conjunto Álvaro Bovolenta. Esta é uma das alterações da proposta original, adotadas após consulta aos moradores.
Outra será a implantação de mão única de direção, sentido avenida Brasil, na avenida Pedro Machado entre a avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira e a rua Vereador José Silveira. Esta via também terá mão única entre a avenida Pedro Machado e a rua Doutor Deodato Wertheimer, no sentido da primeira para a segunda.
"O cruzamento das avenidas Pedro Machado e Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira é um ponto considerado crítico em termos de fluidez e segurança viária. Foram realizados estudos técnicos e simulações, além da participação da população, que foi fundamental para aprimorar o projeto", explicou o secretário municipal de Transportes, José Luiz Freire de Almeida.
Os levantamentos da prefeitura apontam que e, diariamente, 58,6 mil veículos circulam pelo cruzamento. Atualmente, todas as conversões são possíveis no local, o que traz problemas para a circulação dos veículos e também para a segurança dos pedestres.
No dia 6 de junho, a Secretaria Municipal de Transportes realizou uma audiência pública no Mogi Moderno para explicar as alterações inicialmente propostas para o cruzamento. No encontro, os moradores apresentaram sugestões e foi escolhida uma comissão para continuar as conversas com a Prefeitura.
"Toda a abertura para discussão é importante porque a população é quem vive o problema e a Prefeitura entra com a parte estrutural e de desenvolvimento. Tivemos uma audiência no bairro, que foi bem acolhida, e depois várias reuniões na Prefeitura para proposta", explicou o corretor de imóveis Gabriel Fungaro Cares, um dos participantes da comissão.
O trabalho no canteiro central da avenida Prefeito Francisco Ribeiro Nogueira com a rua Gabriel Prestes é a primeira etapa das alterações, que também compreende a readequação de semáforo existente no local. As próximas etapas deverão ser adotadas durante o mês de setembro, em datas a serem divulgadas pela Secretaria de Transportes.