O Instituto de Pesos e Medidas do Estado (Ipem) verificou nesta semana 67 taxímetros dos veículos de Itaquaquecetuba. Segundo o instituto, não houve nenhuma irregularidade nos equipamentos durante o plantão, que durou dois dias, na avenida Vereador Fernandes da Silva, na Vila Virgínia.
De acordo com órgão, a verificação no município foi um pouco mais rápida, pelo fato de 18 taxímetros já terem sidos verificados anteriormente na regional norte da capital.
Segundo o Ipem, a ação foi realizada para fiscalizar os profissionais que precisavam passar por uma validação no instrumento, após uma mudança de veículo, uma troca ou um reparo do carro.
A verificação foi realizada pelos fiscais do Ipem, que coordenava o taxista a dirigir o veículo, enquanto o fiscal acompanhava o trajeto no banco do passageiro, verificando a situação do equipamento.
Aprovados, os veículos particulares receberam os selos e os lacres de verificação do Ipem, além do Certificado de Verificação Metrológica.
Caso os veículos não tivessem aprovação na vistoria, os proprietários teriam de levar o equipamento a uma oficina credenciada, para realizar os reparos e, assim, marcar uma nova verificação do taxímetro.
*Texto supervisionado pelo editor.