No primeiro mês de funcionamento desde a sua reabertura, realizada no dia 27 de junho, durante a programação do Junho Verde 2019, o Núcleo de Educação Ambiental Ilha Marabá recebeu 643 visitantes. Instituições como o Centro Esportivo do Jardim Camila e o Instituto Amor Misericordioso, da Vila Brasileira, estão entre as instituições que agendaram e fizeram a visita.
Na visita à Ilha Marabá, as pessoas são recepcionadas com uma exposição de fotos da vida silvestre de Mogi das Cruzes, elaborada pelo biólogo e fotógrafo da natureza Mauro Regalado. As imagens mostram flagrantes desses animais nas matas do município. Em seguida, acontece uma breve apresentação que conta um pouco da história da Ilha Marabá, características sobre a formação da ilha e a importância do rio Tietê para o abastecimento de água da região.
O ponto mais esperado da visita são as trilhas, de fácil acesso e que podem ser acompanhadas por monitores da Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente ou, a critério dos visitantes, feitas individualmente sem monitores, já que estão sinalizadas e orientam de forma eficiente para o retorno ao
Uma das características positivas apontadas pelas pessoas que fizeram a trilha na ilha é a riqueza da natureza, como espécies de fauna e flora que podem ser encontradas.