A palavra ioga, que descende da língua sânscrita, tem na sua origem o termo "yuj". Essa filosofia, a busca pelo autoconhecimento e da qualidade de vida, faz parte do cotidiano da Escola Padma Namastê Yoga, na Vila Oliveira, que nesse mês comemora 15 anos.
Para celebrar o aniversário, às 16 horas de hoje será realizada no local a Cerimônia do Fogo, festividade ritualística que ocorre na cultura hindu para celebrar datas importantes. O rito será conduzido pelo sacerdote brahmana, Sri Govinda Das, que irá guiar os participantes por meio do canto de mantras, oferenda de flores, ghee (manteiga clarificada) e outros elementos.
O espaço de ioga da Vila Oliveira surgiu no dia 7 de agosto de 2004 e foi fundado pela instrutora Deise Verreschi, que conheceu a prática quando ainda era instrutora de ballet. Após experiência como professora de ioga em Portugal, Deise decidiu que era a hora de ter o próprio negócio.
O ambiente oferece para o seu público atividades variadas ligadas à cultura hindu. Workshops, vocalização de mantras, feiras de artesanato, ioga pra gestantes e crianças fazem parte das realizações da escola, que conta com 75 alunos.
A Escola Padma Namastê Yoga está localizada na rua Cruzeiro do Sul, 630, na Vila Oliveira.
Milenar
A ioga tem sua origem na Índia há mais de 5 mil anos. A atividade reúne práticas como exercícios e meditação para auxiliar na restauração do equilíbrio da mente, corpo e espírito. A prática da ioga com determinação e regularidade traz inúmeros benefícios para quem se exercita como, controle da ansiedade, redução do estresse, equilíbrio do sono, entre outros.
*Texto supervisionado pelo editor