A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes divulgou ontem que dois novos casos de sarampo foram confirmados. As duas pessoas infectadas são mulheres, de 22 e 38 anos. O detalhe é que ambas residem no mesmo bairro, na Vila Suissa. Agora, ao todo existem nove pessoas confirmadas com o diagnóstico da doença.
De acordo com as informações da Pasta da Saúde, hoje ocorrerá um mutirão de vacinação contra o sarampo nas ruas Benedito Sérvulo Santana, Francisco Vaz Coelho, Padre Eustáquio e na avenida Dona Antonia Maria de Souza, na Vila Lavínia. A ação terá início às 9 horas.
Nesta semana, o Ministério da Saúde do Estado comunicou que Mogi das Cruzes está na lista das 39 cidades com situação de surto ativo da doença, assim como Itaquaquecetuba. Em todos os casos suspeitos, as equipes realizam o bloqueio vacinal, que é a busca das pessoas que tiveram contato com o paciente, em casa, escola ou trabalho, para indicar ou realizar o reforço da vacinação.
É importante lembrar que em todas as unidades de saúde é possível realizar a vacinação.
Contagioso
O sarampo é uma doença infecciosa, transmissível e extremamente contagiosa, podendo se tornar grave especialmente em crianças e adultos jovens.
*Texto supervisionado pelo editor.