A Secretaria de Saúde de Mogi das Cruzes e o Hospital Sepaco firmaram um convênio para a oferta de exames para os próximos dois anos , o que na prática resulta na ampliação no número de procedimentos com maior demanda na cidade, entre eles as ultrassonografias. 
Com o novo acordo alinhado pelo vereador Iduígues Martins (PT) e firmado oficialmente ontem na sala de reuniões da prefeitura, serão ofertados 550 ultrassonografias, ajudando a diminuição da alta demanda deste procedimento na cidade. Além disso, 50 endoscopias poderão ser feitas por meio do convênio com a Sepaco que começa a vigorar a partir de setembro e . O contrato foi estimado em R$ 150 mil mensais, ou seja, R$ 3,6 milhões ao longo dos dois anos de parceria.
O aumento na oferta das ultrassonografias foi comemorado pela Secretaria de Saúde, já que segundo o chefe da pasta, Francisco Moacir Bezerra de Melo Filho, o Chico Bezerra, há uma defasagem atual de 10 mil procedimentos como este em Mogi. Sem levar em consideração o crescimento da população, dentre outras variáveis, o déficit será suprido ao longo dos dois anos de convênio, já que serão ofertados 13.200 ultrassonografias. "É claro que a população vai aumentar e o número de exames também vai crescendo, mas creio que em dois anos nós teremos superado essa defasagem da ultrassonografia", ressaltou o secretário.
Mesmo com o número inicial já estipulado, Bezerra analisa com otimismo a possibilidade de aumento no volume de procedimentos ofertados pela Sepaco. "Até o fim do contrato, quem sabe o hospital não oferece um pouco mais de exames para nós para suprir essa grande demanda que temos".
O Hospital Sepaco foi fundado em 20 de setembro de 1956 para atender os profissionais e familiares do setor papeleiro e, por possuir junto ao Governo Federal o título de entidade filantrópica, possuí o direito de destinar 20% de sua isenção fiscal à unidades que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Em busca desta verba, o secretário espera ir à Brasília junto com representantes do hospital para viabilizar a vinda de mais dinheiro para a saúde pública mogiana. "Eu acho que temos chances de contar com essa verba. Eles (Sepaco) tem uma documentação em Brasília oferecendo este montante a eles", completou.
Suzano
Cinco novas ambulâncias, ampliação do Pronto-Socorro Municipal, parceria para realização de exames e cirurgias no Hospital Sepaco, reforma do posto de saúde do Parque Maria Helena e o anúncio de uma Clínica Saúde da Família formam o pacote de melhorias para a Saúde de Suzano.
O anúncio foi feito pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL) na manhã do último sábado, durante inauguração da Estratégia da Saúde da Família (ESF) no Jardim Revista.
*Texto supervisionado pelo editor..