O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) promove no próximo dia 13 o Seminário "Tempo é Vida", uma iniciativa da Câmara Técnica (CT) de Saúde com o objetivo de somar esforços para reduzir as estatísticas de mortes e internações por patologias cardiovasculares. O foco do evento são o infarto e o AVC (Acidente Vascular Cerebral), doenças responsáveis por mais de 30% dos óbitos registrados no Brasil.
O Seminário "Tempo é Vida" será realizado no Cemforpe Mogi das Cruzes, a partir das 9 horas, e visa conscientizar sobre a importância da rápida identificação dos sintomas e, principalmente, da urgência no atendimento médico especializado. Por isso, além dos profissionais de saúde, o evento terá como público principal porteiros, recepcionistas e seguranças dos equipamentos públicos de saúde espalhados pelas 11 cidades do Alto Tietê, assim como líderes de bairro e a população em geral.
No seminário, a presidência do Condemat oficializará os Acordos de Cooperação Técnica para o desenvolvimento dos Projetos Infarto e AVC no Alto Tietê, em parceria com a Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp) e o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo, respectivamente.
As tratativas contemplam treinamentos, banco de dados estatísticos e diretrizes para o fluxo de atendimento dos pacientes nas 11 cidades consorciadas, entre outras ações práticas para possibilitar o rápido acesso das pessoas que apresentam quadros de infarto e AVC aos serviços médicos de referência e, desta forma, reduzir as estatísticas de mortes e internações na região, assim como as sequelas.
Os dados oficiais apontam que, em 2018, o Alto Tietê contabilizou 4.123 internações pelas duas doenças que são foco do trabalho do Condemat, sendo 2.112 em decorrência de Infarto e 2.011 de AVC. No mesmo período, a região registrou 1.801 óbitos - 1.440 por infarto e 361 por AVC.
Além dos Acordos de Cooperação Técnica, no seminário serão detalhados os projetos para o Alto Tietê e a participação popular.
O Projeto Infarto, que desde o ano passado é desenvolvido em parceria com a Socesp, terá as novas etapas apresentadas pelo cardiologista e diretor do Centro de Treinamento de Emergências, Agnaldo Piscopo.
Já o Projeto AVC é novidade. Ele será desenvolvido nas cidades da região em parceria com o Hospital das Clínicas Luzia de Pinho Melo e terá os detalhes apresentados no seminário no dia 13 pelo cardiologista e coordenador dos Setores Críticos da unidade, Gustavo Bittencourt.