Na última semana, os 3,5 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas. Parte desses estudantes depende de um transporte especial para chegar às escolas.
É isso que faz o Ligado, serviço prestado pela EMTU/SP que dispõe de veículos totalmente adaptados para transportar com conforto e segurança crianças e adolescentes com deficiência.
Atualmente 534 vans transportam 5.100 passageiros (incluindo acompanhantes) entre as casas dos estudantes e quase mil escolas e instituições credenciadas pela Secretaria de Estado da Educação (SEE) nas regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.
Para melhorar a gestão e operação desse transporte, a EMTU/SP desenvolveu o aplicativo Ligado Operador. A ferramenta permite o acompanhamento da operação em tempo real, com informações da localização dos veículos, registro de embarque e desembarque das crianças e o horário inicial e final de cada viagem.
Disponível para Android e iOS, também possibilita que o motorista saiba antecipadamente se o aluno vai faltar - caso os pais avisem por meio da central de atendimento ou via e-mail - e assim altere o itinerário para buscar outros estudantes. Com a ferramenta, a EMTU/SP também pode enviar mensagens aos operadores das vans.
Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para operadores do serviço e técnicos da EMTU/SP como ferramenta interna de gerenciamento, mas ajuda a tornar melhor o transporte para quem precisa.