Apesar da assinatura para a autorização de liberação da verba de R$ 5,9 milhões para a recuperação da estrada da Duchen, no bairro Vila Ipelândia, em Suzano, pelo governador do Estado de São Paulo, João Doria (PSDB), no último sábado, durante a inauguração da avenida das Orquídeas, em Mogi das Cruzes, o Executivo suzanense está buscando junto ao Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee) as licenças ambientais necessárias para a assinatura do convênio e, assim, promover o início do projeto pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). As informações foram divulgadas anteontem à reportagem do Dat.
A data para o início das intervenções ainda não está definida, pois é necessária, primeiramente, a assinatura do convênio da prefeitura junto ao DER. Após esse processo, o próprio Departamento fará o trâmite licitatório para contratar a empresa especializada responsável pelas obras na estrada. "O DER já iniciou elaboração do edital de licitação para a contratação da empresa especializada para execução das obras e serviços de melhorias na referida estrada", informou o órgão. Das obras que serão realizadas estão previstas a recuperação do asfalto, melhorias no sistema de drenagem e a elevação da pista.
Pedido antigo
Os trabalhos na estrada da Duchen são reivindicações antiga dos moradores da área e do distrito de Palmeiras. De acordo com a prefeitura, a previsão é de que a licitação seja concluída ainda neste semestre. "Com cerca de sete quilômetros de extensão, a vicinal começa e termina na estrada Keida Harada e liga os bairros Vila Ipelândia, Recreio Santa Rita, Chácara Recreio Internacional e Chácara Duchen. Por ela passam ônibus do transporte municipal, caminhões para escoamento da produção rural e veículos de moradores da localidade", finalizou o Executivo.