Político sem consciência. Meu Deus, que atraso! Que sistema político é o nosso? A política brasileira e o seu sistema implodiram e não haverá melhoras em curto prazo, a não ser que sejam iniciadas reformas em todas as áreas. Em quem acreditar? A situação é de desmoralização dos políticos. Os partidos estão enfraquecidos e buscando o poder para sustentar os seus interesses pessoais.
A podridão tomou conta de grande parte dos integrantes dos poderes. Vaidades, egoísmos e arrogância. Estas autoridades deixaram o ego falar mais alto do que o eu interior. O poder corrompe não há dúvida. Que adianta criticar e denunciar os ladrões comuns, enquanto os bandidos "do colarinho branco" estão soltos ou beneficiados pela justiça ultrapassada. Lei, ora a lei.
O atraso dos partidos políticos é gigante e não conseguem ver que o esquerdismo acabou, existe apenas situação e oposição. Vietnã (louco para se modernizar), Cuba que já está ultrapassada e tentando reformas, a China que deixou de ser socialista há muito tempo, Venezuela, Bolívia e Equador não se modernizaram. Mas a falta de cultura, consciência e interpretação, faz com que certos segmentos de brasileiros, ou seja, de políticos, sindicalistas e outros, não conseguem ter visão que o "esquerdismo e o socialismo se enfraqueceram no mundo". No Brasil, há grandes interesses de gente ligada à justiça em beneficiar corruptos, ladrões, fraudadores e mentirosos.
O país está dividido. Há aqueles que desejam a volta dos militares; outros grupos odeiam os militares. O déficit público e a dívida interna pública são enormes. O Brasil está desmoralizado nacional e internacionalmente. Quando surge uma proposta de reforma, o Congresso cria mil embaraços. Está cada vez mais difícil fazer a limpeza das instituições. Na área civil, os candidatos estão profundamente divididos. Enquanto isso, as criancinhas e as suas mães sofrem por falta de vagas nos hospitais e de remédios. Faltam policiais e há milhões de analfabetos. Ainda assim, seja otimista.