O programa Mogilínguas, aplicado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes, é considerado um sucesso no Brasil, já que a cidade tem um histórico amigável com a cidade de Tournai, na Bélgica, onde está localizada a Altissia Internacional, empresa que oferece os cursos gratuitamente de Inglês, Francês e Espanhol aos mogianos, por meio de uma parceria com o Executivo. Em 2016, o ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli (PSD), embarcou com destino à Bélgica para firmar o Projeto de Convenção de Geminação, fazendo com que essa parceria gerasse outros frutos, como o Mogilínguas, por exemplo.
Ontem, durante visita à Mogi, o CEO (presidente) da empresa, Nicolas-Louis Boël revelou que a sede da Altissia, localizada atualmente na avenida Paulista, em São Paulo, será transferida para Mogi, em um prédio na avenida Prefeito Carlos Ferreira Lopes.
No Brasil, uma das maiores preocupações nos últimos tempos é com a educação. Esse modelo de aprendizado que a administração municipal possibilita aos moradores, de forma gratuita, é considerado um avanço. Em 2011, a Bélgica foi o primeiro país a ter um modelo de serviço dessa forma. "É importante que a prefeitura dê essa possibilidade de estudo para que todos possam pensar de outra maneira, ver que existem outras culturas e aprender um novo idioma", destacou o presidente da Altissia.
A capacidade cognitiva do cérebro aumenta em até seis vezes quando se aprende um novo idioma, de acordo com Boël. Cada pessoa tem um ritmo de aprendizado e um objetivo diferente, seja para aprender um novo idioma para viajar ou apenas para conhecimento, e isso é algo que será visível no futuro. "As pessoas procuram cada vez mais estudar outros idiomas e, por exemplo, se você estudar Matemática, sua capacidade cognitiva aumenta em 1,5%, mas quando estuda uma nova língua, aumenta seis vezes mais. O impacto desse projeto não se vê em um ou dois anos, mas talvez em uma geração, para que pense qual é o seu lugar no mundo", avaliou o presidente.
Para se inscrever em um dos cursos do Mogilínguas, basta se inscrever pelo site mogilinguas.com.br/inscricao/. Todo o processo é gratuito, mas válido apenas para residentes em Mogi.