Mogi das Cruzes conquistou o Certificado de Qualificação Município Verde Azul de 2019 no dia 11 de julho, durante evento realizado em Bauru. A cidade obteve sua primeira e inédita certificação do programa em 2018, ficando na 58ª colocação entre 73 municípios paulistas que foram premiados, e tem como objetivo repetir o bom desempenho este ano. O programa trabalha em duas etapas, sendo uma no meio do ciclo (julho) e a certificação final, na qual acontece a premiação do Selo Verde Azul, que este ano ocorrerá no dia 13 de dezembro, no Palácio dos Bandeirantes.
O secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Daniel Teixeira de Lima, explica que a certificação de 2018 mostrou a qualidade do trabalho realizado pela prefeitura, que uniu integrantes de todas as secretarias municipais. "Criamos este grupo de trabalho e essa decisão foi um fator determinante para o bom resultado. Estamos repetindo a fórmula e esperamos conseguir uma nova certificação em 2019", explicou.
A diretora de Meio Ambiente, Patricia Cesare, coordena os trabalhos do Grupo Intersecretarial e explica que Mogi vem evoluindo de forma constante ao longo dos anos no programa. "O programa foi criando em 2007 e nosso município participa desde 2011. De lá para cá, viemos numa ascendência e conseguimos entender o propósito e o objetivo do projeto, que é medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios paulistas", analisou. A participação no programa também possibilita pleitear recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição (Fecop).
A diretora comenta que na qualificação deste ano, realizada em Bauru, Mogi atingiu um total de 77,68 pontos e ficou com a 20ª posição. O resultado é considerado muito bom, segundo ela, e significa um passo importante rumo à certificação final. "Temos um cronograma de trabalho bem definido, com análises e correções, capacitações, reuniões técnicas e a elaboração dos últimos relatórios para a certificação final. Já sabemos o caminho que devemos percorrer e estamos otimistas para a busca de uma nova certificação em 2019", detalhou.