Um trabalho elaborado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes foi apresentado ontem no Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. O projeto mogiano foi uma das 67 experiências selecionadas entre o total de 995 trabalhos apresentados por prefeituras para concorreram ao Prêmio David Capistrano.
A experiência apresentada pela equipe mogiana foi criada com base no trabalho desenvolvido na Residência Terapêutica, inaugurada em 30 de novembro do ano passado. A unidade tem capacidade para acolher até dez moradores de hospitais psiquiátricos de longa permanência que estão sendo desativados em diferentes partes do Estado de São Paulo.
O regresso dos pacientes internados em hospitais psiquiátricos para suas cidades de origem decorre da política antimanicomial e a proposta da Residência Terapêutica é oferecer um ambiente residencial, humanizado e familiar, mas com suporte de todos os cuidados necessários para cada morador.
A secretária adjunta de Saúde, Rosângela Cunha, a diretora do Departamento de Básica, Rebeca Barufi, e a enfermeira Gisele Franco Menichelli foram as autoras do trabalho apresentado em Brasília com o tema "Experiência de Desinstitucionalização: O resgate da cidadania e da dignidade no relato de profissionais e pacientes".
"Estamos em busca de oferecer uma saúde de qualidade para o nosso município. O objetivo do trabalho é mostrar que a desinstitucionalização dos pacientes resgata a cidadania e a dignidade dos mesmos, mostrando à sociedade que uma vida de qualidade está ao alcance de todos", explicou Gisele durante a apresentação do trabalho em Brasília.