Guararema foi um dos 140 municípios brasileiros para receber o Prêmio Destaque em Gestão Ambiental Municipal, promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (Anamma) em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos. Em todo o Estado de São Paulo, apenas 11 municípios receberam a premiação, sendo que Guararema foi o único da Grande São Paulo. A entrega do prêmio o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental (FBGA), realizado na última semana, em Campinas.
A indicação para a premiação partiu dos órgãos estaduais de Meio Ambiente, com o aval do Ministério do Meio Ambiente, por meio da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental, seguindo critérios pré-estabelecidos como existência, por lei, de órgão ambiental municipal; existência de Conselho Municipal de Meio ambiente, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ações de Educação Ambiental, entre outros.
O prefeito Adriano Leite (PL) e o secretário de Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos, Evail Gonçalves Junior receberam o prêmio que reconhece as diversas iniciativas que visam à sustentabilidade e o fortalecimento da gestão ambiental em Guararema que já detém há cinco anos o título de Município VerdeAzul.
"Os investimentos da prefeitura e ações de preservação do meio ambiente, em parceria com ONGs e o Conselho do Meio Ambiente são responsáveis por mais esta premiação na área. Esta premiação em nível nacional mostram que estamos no caminho certo", disse o prefeito.