O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), confirmou anteontem à reportagem do Grupo Mogi News que está em conversando com o deputado federal Marco Bertaiolli (PSD) para dar continuidade ao projeto de mobilidade urbana que compreende a avenida Jorge Bei Maluf, via que é continuação da avenida das Orquídeas, inaugurada no último sábado, em Mogi das Cruzes.
Com a nova via, o trecho em Suzano deverá receber um maior número de veículos pesados, o que deve influenciar na qualidade do asfalto que há atualmente, já irregular, além de aumentar o trânsito no local. Vale lembrar que a Jorge Bei Maluf vai promover a ligação desses veículos com o Trecho-Leste do Rodoanel Mario Covas (SP-21).
De acordo com a administração municipal, o projeto que está sendo tratado pelo chefe do Executivo e pelo parlamentar, visa melhorias para a avenida, desde o limite de Mogi até a avenida Major Pinheiro Fróes, no entanto, não foram divulgadas quais intervenções serão realizadas. "O primeiro passo é verificar o custo de uma obra deste porte e aí buscar os recursos necessários", informou Bertaiolli.
Na semana passada, a reportagem questionou a prefeitura de Suzano sobre as intervenções que poderão ser feitas na via. Em nota, a Secretaria de Planejamento Urbano e Habitação informou que intervenções na avenida Jorge Bei Maluf estão previstas no Plano Municipal de Mobilidade Urbana. "A Secretaria Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana informa que já foram realizadas ações voltadas à engenharia de tráfego no local, como a readequação de faixas e sinalização, recuperação do asfalto e ações de zeladoria para a região. No que se refere ao volume do tráfego, a Pasta afirmou que serão necessárias medições do fluxo de veículos e pessoas após a abertura da avenida, para que haja uma avaliação do impacto na malha viária", concluiu.
No final do ano passado, a Prefeitura de Mogi enviou um ofício ao Executivo suzanense informando sobre a liberação da avenida das Orquídeas para esse ano. Em relação a isso, o prefeito de Mogi, Marcus Melo (PSDB), havia destacado que conversou com Ashiuchi sobre a situação. "Já conversei sobre esse assunto com o prefeito de Suzano pessoalmente. Essa chegada em Suzano, pela avenida das Orquídeas, formará um gargalo, o que trará reflexos no trânsito da via em Mogi", alertou o prefeito Melo.
Corredor
A avenida das Orquídeas faz parte do Corredor Leste-Oeste, que teve início em 2014 com o investimento total de R$ 100.823.926,21. A via liga a avenida David Bobrow até a Guilherme George e, por toda a extensão, foram construídas duas novas pontes, três rotatórias, além da instalação de LEDs.