Os 141.394 alunos que compõe todas as escolas estaduais do Alto Tietê voltam às aulas hoje, de acordo com as informações da Secretaria do Estado da Educação. A programação segue o cronograma já estipulado anteriormente e garante o cumprimento dos 200 dias letivos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). No entanto, como ressaltou o departamento de Educação, as unidades podem organizar de forma autônoma o próprio calendário pedagógico.
O cronograma escolar deste ano permanecerá o mesmo até o encerramento das aulas do último bimestre, porém, a partir de 2020 novas modificações serão incluídas no calendário escolar dos alunos estaduais. No próximo ano, no período das férias haverá recessos de uma semana semana ao final do primeiro bimestre, no mês de abril, e do terceiro bimestre, em outubro.
Sesi
A nova unidade do Serviço Social da Indústria (Sesi), no Vila Natal, em Mogi das Cruzes também receberá os alunos hoje. O total de 780 estudantes que recebiam aulas nas escolas desativadas na Vila Industrial e em Cezar voltaram às aulas já no novo complexo.
A nova escola, segue modelo arquitetônico estabelecido por engenheiros, arquitetos e pedagogos. A estrutura conta com recursos tecnológicos que aprimoram o processo de ensino e aprendizagem. Além disso, laboratórios de ponta, biblioteca, quadra poliesportiva coberta, campo de futebol, quadra com grama sintética, vestiário e refeitório também fazem parte da escola. As aulas do período integral seguem o sistema estabelecido na Base Nacional Comum Curricular, com as atividades de desenvolvimento da linguagem de programação através da robótica; dança; esportes; artes e três refeições diárias.
*Texto supervisionado pelo editor.