Professores da rede municipal de ensino de Suzano participaram do projeto Orquestra em Sala, da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira. O encontro foi na Estação Literária, em Guararema, entre 14 e 18 horas da terça-feira passada. Além de 27 educadores do município, houve ainda a participação de profissionais da cidade-anfitriã.
O programa, que teve início no segundo semestre de 2017, visa democratizar o acesso à música de concerto. A palestra foi ministrada por representantes do corpo artístico da Orquestra Sinfônica Brasileira, uma das mais tradicionais e longevas instituições musicais do país.
O encontro teórico, em formato de palestra, aborda a respeito do funcionamento de uma sinfônica, sua divisão por naipes, um pouco sobre o trabalho desempenhado pelo maestro e líderes de naipes. Repertórios para a música de concerto também fazem parte do conteúdo. A atividade tem como base uma apostila disponibilizada previamente pela fundação aos educadores participantes.
A proposta principal do projeto é sensibilizar alunos da rede pública de ensino com os educadores que irão multiplicar esses temas em sala de aula para as crianças e jovens. "A ideia é apresentar diferentes linguagens culturais e uma delas é a música clássica. Graças a essa parceria da Educação com a Cultura agora isso será realidade nas escolas de Suzano", destacou o secretário de Educação, Leandro Bassini.