Orientações, palestras, capacitações, entre outras ações estão sendo desenvolvidas durante todo o mês pela Secretaria Municipal de Saúde de Itaquaquecetuba. A programação tem acontecido nas Unidades de Saúde da Família (USF) e para a próxima semana dois postos contam com atividades informativas, sendo elas, a USF América e USF Josely. As intervenções estão previstas para terça e sexta-feira.
Na terça-feira, na USF Josely, haverá duas palestras preventivas com orientações sobre o tratamento das hepatites, a partir das 8h30, na própria unidade de saúde, uma vez que no dia 28 de julho é comemorado o "Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais" e por meio de diversas ações a Secretaria Municipal de Saúde tem tentado conscientizar a população sobre este problema, durante as ações do "Julho Amarelo".
Já na USF América, na sexta-feira, haverá duas palestras rápidas voltadas para gestantes, às 13h30 sobre cuidados com a hipertensão durante a gravidez e sobre a importância do exame do pezinho, às 14 horas. No mesmo dia, na USF Josely, também haverá orientações para o grupo de gestantes atendidas na unidade, às 13 horas.
A programação de julho nas unidades de saúde iniciou nos primeiros dias do mês e incluiu ações de prevenção e orientação sobre temas variados, incluindo informações sobre cuidados com a diabetes, hipertensão, colesterol, direitos da criança e adolescente, exame do pezinho e outros. Além disso, até o dia 31 deste mês a rede básica segue com a oferta de testes rápidos para Hepatites C e B intensificada para estimular a prevenção e diagnóstico precoce da doença. Os encontros foram realizados na USF América, USF Josely, USF Miray, USF Nicea Louzada, USF Pequeno Coração, USF Piratininga.