O prefeito Rodrigo Ashiuchi (PL), presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), recebeu ontem o convite oficial do presidente do Conselho Municipal de São Petersburgo, Mikhail Cherepanov, para a participação das cidades do Alto Tietê no 1º Fórum Internacional dos Municípios de Países do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que será realizado entre 19 e 23 de setembro, na Rússia.
O encontro entre as autoridades aconteceu no gabinete do prefeito Guti (PSB), em Guarulhos, com as participações da prefeita Fábia Porto (PRB), de Santa Isabel, os representantes das prefeituras de Biritiba Mirim, Akira Taziri, e de Itaquaquecetuba, Genival de Lima, e a 1ª Secretária do Conselho Municipal de São Petersburgo, Viktoria Krilova. Cherepanov apresentou aos representantes do Alto Tietê a proposta do Fórum, que é estimular a cooperação internacional entre os municípios localizados nos países do Brics e fomentar as relações de negócios. Os prefeitos do Condemat destacaram a importância dos acordos bilaterais e vão reunir os projetos do Alto Tietê para discutir as possibilidades de cooperação com a Rússia e outros países do bloco Brics.
"O Condemat é o consórcio que reúne o maior número de cidades da Região Metropolitana de São Paulo. A região tem localização estratégica, economia diversidade e apresenta muitas oportunidades para investimentos. Esse convite confirma a importância do Alto Tietê num momento em que as cooperações internacionais são uma grande possibilidade de desenvolvimento econômico", ressalta Ashiuchi.