O Complexo Integrado de Saúde, planejado para ser construído na rua Pedro Romero, no Jardim Rodeio, contemplará também uma clínica para Portadores de Deficiência. A novidade foi divulgada ontem à reportagem pelo secretário de Saúde, Francisco Moacir Bezerra de Melo.
"O processo licitatório para a escolha da empresa responsável pelas obras, que além da nova clínica também construirá os prédios da UnicaFisio, Pró-Hiper e a Clínica do Homem, ainda está em andamento. A fase atual é de análise de propostas financeiras", disse o secretário Chico Bezerra, acrescentando que até setembro a pedra fundamental para a construção será implantada no local. O investimento estimado é de R$ 10 milhões.
Para a implantação da Clínica para Portadores de Deficiência foi necessário realizar uma alteração na planta do projeto. O chefe da Pasta explicou que o objetivo desse equipamento é dar prioridade aos portadores de deficiência, que muitas vezes aguardam em listas de espera para conseguir um exame. “Realizamos uma modificação na planta para criar essa nova clínica e criar um atendimento em conjunto e especializado. Uma criança com um grau elevado de autismo, por exemplo, terá o espaço adequado para ser atendida”, disse.
Em setembro do ano passado, o prefeito de Mogi das Cruzes, Marcus Melo (PSDB), assinou a abertura da licitação para as três estruturas e, à época, a expectativa era de que as obras começassem no início deste ano.
O complexo ficará localizado ao lado da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Rodeio. O Pró-Hiper, por exemplo, que faz acolhimento de idosos e fica no bairro Mogilar, será transferido para a futura instalação. Com o novo prédio, a intenção da prefeitura é ampliar a capacidade de atendimento. Já a UnicaFisio II ofertará aos munícipes reabilitação fisioterápica em uma estrutura de 3,3 mil metros quadrados distribuídos em dois pavimentos.
Clínica do Homem
Outro equipamento no local será a Clínica do Homem, primeiro espaço com especialidades voltado especialmente para a saúde do homem. Lá, os pacientes poderão passar por consultas multiprofissionais e de especialidades médicas, exames diagnósticos, curativos, retiradas de pontos e aplicação de equipamentos. “Sem dúvida, a Clínica do Homem vai fazer com que os pacientes se preocupem mais com a saúde, principalmente na realização de exames de câncer de próstata. É um equipamento novo que vai ser instalado em Mogi. Não existe nada desse porte no município ainda”, destacou o secretário.