O Centro Dia do Idoso Joaquim Pinto Filho, construído pela Prefeitura de Suzano no bairro Cidade Boa Vista, iniciará os trabalhos de atendimento das primeiras pessoas já cadastradas amanhã. Uma cerimônia realizada ontem marcou a inauguração do novo equipamento público, que terá gestão da Associação Assistencial à Mulher, ao Adolescente e à Criança Esperança (Aamae), com subsídio e acompanhamento da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.
A unidade terá capacidade para prestar serviços para até 50 idosos, por meio de atividades psicossociais, físicas, culturais e de socialização. Os profissionais que atuarão com os beneficiados, de segunda a sexta-feira, são pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, psicólogos, entre outros. "Vamos trabalhar com foco na inclusão e no rompimento da vulnerabilidade social dessas pessoas, estimulando o empoderamento e o envolvimento de suas famílias e da comunidade", explicou a presidente da Aamae, Silvia Rangel, que nomeou Eudite Dias como coordenadora do local.
O público-alvo são pessoas com mais de 60 anos semidependentes e que tenham laudo médico atestando essa condição. Mais informações podem ser obtidas no Creas de Suzano, que fica na rua General Francisco Glicério, 1.410, no centro da cidade. O telefone para contato é (11) 4743-2588.
A unidade
Este é 9º Centro Dia do Idoso inaugurado nos últimos seis meses a partir de parceria entre o governo do Estado e os municípios. O imóvel tem 520 m² de área construída e conta com dormitórios, varandas, cozinha, salas de atendimento, salão de atividades, ambulatório e uma área externa destinada à horta comunitária e academia ao ar livre. O investimento foi de R$ 893,9 mil, sendo R$ 500 mil do governo estadual e o restante do município.