As cidades da região do Alto Tietê podem ser beneficiadas com as campanhas do projeto "Acolha a Vida", ministrado pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A iniciativa tem o papel de orientar famílias e profissionais sobre a importância da prevenção contra a automutilação e o suicídio, além de realizar alertas e ajudar na identificação de comportamentos ligados à depressão. A possibilidade de inserir a campanha em outras cidades da região foi anunciada ontem pelo representante da Secretaria do Estado Nacional da Família, Marcelo Couto Dias, na abertura da campanha em Suzano.
Marcelo estava presente no evento para representar o Ministério Público e a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves. Em entrevista, o representante afirmou que o poder público está disponível para quaisquer contatos das demais prefeituras da região a fim de estudar a implantação da campanha. "Nós estamos recebendo diversos convites e propostas de outras cidades e tentando atender todas estas possibilidades. Então, eventualmente, um contato da administração pública ou até mesmo de uma entidade da sociedade civil que queira lançar a campanha, o Ministério está totalmente disponível", afirmou.
Embora ainda não existam datas marcadas para a implantação, o município de Mogi das Cruzes já se mostrou interessado na recepção, conforme já publicado pelo grupo Mogi News.
O prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi (PL), esteve presente na abertura da campanha e comentou sobre a importância do programa para a cidade. "Hoje, Suzano recebe esta palestra com muito entusiasmo, já que ela também faz parte de projetos que a cidade vem fazendo logo após o acontecido na Raul Brasil, quando fizemos atendimentos imediatos às famílias. Por meio da Secretaria de Saúde também foi possível mais uma série de ações, como por exemplo a contratação de mais 40 psicólogos", acrescentou.
De acordo com o último levantamento do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, 12 mil pessoas cometem suicídio no Brasil por ano.
*Texto supervisionado pelo editor